terça-feira, 25 de março de 2014

Bolo chiffon recheado com musse de chocolate e bolacha - Desafio Alfabeto Dulce

As bolachas Maria que fiz recentemente olhavam para mim a piscar-me o olho. Pensava no Alfabeto Dulce do Cook the Cake, que este mês nos desafiou a criar receitas com bolachas. Não se queriam receitas de bolachas (dessas tenho eu muitas) - mas receitas COM bolachas.

E vi na minha mente a imagem do que queria fazer. Um bolo de chocolate em camadas, em que o interior fosse uma musse de chocolate bem intensa, com bolachas em pedaços a dar a textura crocante.

O jantar com amigos que tínhamos no fim de semana foi a desculpa perfeita. E assim veio ao mundo este bolo decadente, para lá de delicioso, que me parece que pode servir lindamente como bolo de aniversário. Gosto do aspeto meio despido - um pouco na onda dos naked cakes - para ir contra esta moda que se instalou dos bolos completamente cobertos de pasta de açúcar, cheios de bonequinhos. É verdade que são bonitos, mas alguém realmente come aquela cobertura?

(Ou então sou eu que tenho a mania de ser do contra. Vá-se lá saber...)

Com esta receita, participo também no desafio do Telita da Cozinha com a Odisseias!




Ingredientes:

Musse

200 g de chocolate preto (sem lactose)
2 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de nata de soja
75 g de açúcar amarelo
4 ovos
1 colher de chá de aroma de baunilha
1 pitada de sal
150 g de bolacha tipo Maria

Bolo

115 g de farinha de trigo branca
30 g de amido de milho
150 g de açúcar amarelo
45 g de cacau magro em pó
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
80 ml de óleo de girassol
5 ovos
120 ml de água
1 colher de sopa de aguardente velha
1 colher de chá de aroma de baunilha
1 pitada de sal


Começar por fazer a musse, derretendo o chocolate em banho-maria, juntamente com a água e a nata de soja.

Entretanto, esmagar as bolachas até obter pedacinhos pequenos.

Quando o chocolate derreter, juntar o açúcar e misturar. Adicionar as gemas, mexendo sempre, e deixar cozinhar em banho-maria durante 5 minutos.

Retirar do lume e juntar as bolachas picadas e a baunilha. Continuar a mexer até amornar.

Bater as claras em castelo. Quando começarem a formar espuma, juntar uma pitada de sal. Continuar a bater até ficarem bem firmes.

Juntar a mistura anterior às claras em castelo, mexendo cuidadosamente até obter uma mistura homogéna.

Verter para uma taça de vidro e levar ao congelador enquanto se prepara o bolo.

Para o bolo, juntar numa taça a farinha, o amido de milho, o cacau, o fermento e o açúcar. Envolver cuidadosamente com uma colher de pau.

Abrir uma cova na mistura dos ingredientes secos. Aí, verter o óleo e envolver com a colher de pau. Juntar então as gemas e continuar a mexer.

Finalmente, adicionar a água, a baunilha e a aguardente velha. Mexer com a colher até obter um creme.

Bater as claras em castelo. Quando começar a formar espuma, adicionar o sal e o bicarbonato de sódio. Continuar a bater até ficarem bem firmes.

Juntar então o creme em fio às claras, mexendo cuidadosamente com uma espátula, usando movimentos delicados e rodando sempre para o mesmo lado.

Verter a mistura para uma forma de aro não untada e levar ao forno a 170º durante 50 minutos.

Depois de colocar o bolo no forno, retirar a musse do congelador e passar para o frigorífico.

Quando o bolo estiver cozido, retirar do forno, inverter a forma sobre duas tacinhas e deixar arrefecer, virado de cabeça para baixo.

Quando tiver arrefecido completamente, desenformar. Cortar em dois, no sentido longitudinal. Se necessário, nivelar com uma faca a parte superior.

Cobrir a base da forma com uma folha de papel vegetal. Por cima, colocar a metade inferior do bolo. Voltar a fechar o aro.

Por cima, espalhar cuidadosamente a musse, alisando a superfície. Colocar a metade superior do bolo por cima e pressionar ligeiramente. Tapar com papel de alumínio, colocar no frigorífico e deixar de um dia para o outro.

No próprio dia, fazer a decoração desejada.

No bolo que se vê na imagem, usei chantilly feito com leite de coco e estrelinhas para decoração de bolos.



A fatia - vêem as bolachas no meio da musse?






23 comentários:

  1. Ficou lindo e com um aspecto tão delicioso! É mesmo um bolo maravilhoso para celebrar momentos especiais, e a decoração ficou perfeita!
    Estou como tu, apesar de achar lindo os bolos com pasta de açúcar, não consigo comer aquilo, acaba por ser um desperdício com toda a gente a empurrar aquilo para um canto do prato.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que delícia :) O contraste de texturas deve ser maravilhoso.
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. O bolo está com um aspecto fantástico!
    E depois vemos essa fatia e ela está perfeita! Com as bolachas no meio da moesse a dar-lhe um toque crocante!
    Adorei :)
    Excelente participação!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ficou bem bonito e com um aspecto bem guloso!

    ResponderEliminar
  5. Pois eu também sou da tua opinião, os bolos de pasta de açúcar ficam giros, mas na verdade não passa muito disso. Que o movimentos dos NakedCakes continue!!! :D

    ResponderEliminar
  6. Adorei!
    Gosto muito de sentir várias texturas, sabe tão bem! Ficou mesmo perfeito :)

    ResponderEliminar
  7. Ah que lindo!!
    Eu sou fã dos naked cakes, muito mais apelativos que coberturas com carradas de açúcar.
    E essa mousse no recheio, bem que coisa boa, com as cookies a dar crocante.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Um bolinho lindo e com tão bom ar.
    O recheio deve ser tão bom, perfeito.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adorei o teu bolo ficou lindo e tem um interior delicioso
    Imagino-o super delicioso
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Que delícia :) Eu confesso, gosto (e faço) bolos com pasta de açúcar (e também a como...) mas também tenho um amor perdido por bolos gulosos como este, que comemos com os olhos!! Aliás para o meu próprio aniversário também fiz um bolo sem decoração de pasta e aquele aspecto e sabor ainda aparece nos meus sonhos eheheh :D Adorei e guardei a receita :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ficou lindo e delicioso
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  12. tao lindo este bolinho! Olha que por acaso estas pastas de açucar (pelo menos as que tenho) até sao boas! te um sabor a laranja! quando faço são poucas as pessoas k n comem :P Mas confesso que nesse bolinho nao punha pasta de açúcar! Está lindo assim!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Deve ser mesmo bom! Essa mousse tem um aspeto... Que delícia! Adoro coisas com bolacha... Gelado com bolacha, por exemplo, é mesmo delicioso!
    Eu também não gosto de pasta de açúcar, mas que os bolos ficam bonitos ficam!

    ResponderEliminar
  14. Está muito bonito.

    A pasta de açúcar, praticamente são os miúdos que a comem, o resto tira para o lado (eu própria) :)

    Também adoro ver e fazer naked cakes :)

    ResponderEliminar
  15. Me ha encantado tu propuesta, muchísimas gracias por participar.
    Un besote y a la espera del ingrediente para Abril :)

    ResponderEliminar
  16. Impresionante! Te felicito por esta receta ;)

    ResponderEliminar
  17. Hola!
    Se ve delicioso! Me ha gustado la combinación de sabores.
    Besos!

    ResponderEliminar
  18. Mmmm..,rico, rico !!! Me encanta, tiene una pinta espectacular !!!
    Besos !!!

    ResponderEliminar
  19. Tiene una pinta deliciosa. Me encanta
    Elena

    htpp//mrmlada.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Adorei esta sugestão. Ficou lindo! Aliás, todo o blog está cheio de coisas boas. Já fiquei seguidora :) beijinhos

    Sara
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Não conhecia o termo naked cake mas também são os meus preferidos, estou contigo, ninguém come aquela gosma toda cheia de açúcar!! :P

    Ficou mesmo lindo e que óptima ideia essa do recheio de mousse e bolacha, adorei!!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...